Quer saber como começar a divulgar sua clínica de forma correta? Não sabe como fazer postagens nas redes sociais? Ou acha que é só postar um “vídeozinho” que está tudo bem? Saiba que não é isso!
Estar à frente da concorrência, divulgar os seus serviços e atrair o olhar de cada vez mais pessoas é algo possível quando o profissional da estética utiliza ferramentas de marketing para impulsionar o seu negócio. 

O marketing para profissionais da estética pode ser feito de forma simples e alcançar excelentes resultados. Para isso, ele deve ser  trabalhado da forma correta e com planejamento. Dar visibilidade aos serviços e atrair mais clientes são algumas das consequências que o profissional alcança para a carreira, principalmente quando utiliza as ferramentas do marketing digital.

Separamos 5 estratégias para você aumentar o número de clientes. Acompanhe no Blog Saudetec como utilizar estratégias de marketing para aumentar a sua presença no mercado e o crescimento da sua clínica. 

Leia também: 7 passos para ter uma clínica de estética lucrativa e de sucesso

1- Definir uma persona para sua clínica de estética

Conheça bem para quem os seus tratamentos estéticos são dirigidos. Na área de marketing o termo utilizado para isso chama-se persona. Uma persona é a representação do cliente ideal para o seu negócio. Mas você deve estar se perguntando: como eu crio uma persona? Bom, para se chegar a quem é esse cliente ideal, você tem que listar algumas coisas, como características comportamentais, idade, necessidades e interesses. Todos esses fatores devem ser analisados. 

Saber especificamente quem procura e quem precisa de determinado tratamento estético ajuda muito na hora de se comunicar com o público. Entender para quem e com quem se fala, auxilia para que o profissional também entenda com quais demandas irá trabalhar e quais resultados entregar. 

Como criar uma persona para sua clínica de estética

Como dito anteriormente, a persona nada mais é do que montar detalhadamente uma pessoa. É como montar um “The sims” para seu cliente ideal. Traçando isso, você terá um direcionamento mais assertivo na hora de se comunicar com qualquer pessoa.
Veja o exemplo de um cliente ideal para uma clínica de estética que realiza tratamentos faciais: Letícia, 24 anos, secretária, sempre sofreu com problemas de acne desde a adolescência. Atualmente, mesmo na fase adulta, continua com os mesmos problemas de pele, tais como: marcas de acnes no rosto e costas, pele muito oleosa e alguns “furinhos” no rosto por conta das espinhas. Ela gostaria de utilizar menos maquiagem para esconder esse problema e aumentar sua autoestima com uma pele mais bonita. 

Por meio deste perfil, é que o profissional irá traçar estratégias de comunicação e de marketing para atrair esse público e oferecer tratamentos, ou seja, oferecer algo que resolva o problema do cliente.
Crie pelo menos 4 (quatro) personas, assim você vai entender melhor o seu cliente e como se comunicar com ele.

Sempre identifique as dores e os desejos do seu público. 

2- Utilize as redes sociais para se comunicar

Estar presente nas redes sociais hoje é algo imprescindível!
Antigamente, quando uma empresa desejava realizar uma divulgação, pagava altos valores para anunciar em jornais, revistas ou até na televisão. Hoje com as redes sociais, pequenos e médios empreendedores podem divulgar seus serviços e obter ótimos retornos.

Por meio das redes sociais o profissional de estética mostra seu trabalho, seu ambiente de atendimento, constrói autoridade no que fala, conversa com as pessoas e mostra seus resultados. 

Investir nas redes sociais como meio de divulgação é uma forma de dar visibilidade ao que você faz, ganhar espaço no mercado, no meio digital e chamar a atenção das pessoas interessadas e que precisam do que você oferece.

Algumas dicas são:

  • Tenha um planejamento de postagens;
  • Adicione um botão de contato no perfil;
  • Mostre o seu dia a dia nos stories;
  • Use a sua localização nas postagens do feed;
  • Use e abuse das interações. Converse e curta os comentários. 
  • Nos stories ou nos reels, faça fotos com o antes e depois dos procedimentos; 
  • Solicite depoimentos das clientes para postar nas redes;
  • Escolha uma rede ou utilize várias delas: facebook, instagram, youtube, tiktok. 

Construa a sua presença digital de forma estratégica!

3- Produza conteúdos de qualidade

Escolhida a rede social, faça conteúdos que irão despertar a atenção das pessoas para o que você oferece. Explicações sobre a  realização dos procedimentos, fotos do antes e depois, vídeos dos ambientes da clínica, respostas referente a dúvidas e apresentação de equipamentos tecnológicos são excelentes assuntos que podem ser abordados. 

Como dito anteriormente, o planejamento será um divisor de águas para o seu negócio. Planeje tudo! Desde um stories até uma postagem de comemoração de ano novo. Conecte-se com seu público!

Você conhece o caso da influenciadora Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa? Ela é proprietária da marca Boca Rosa Beauty. Vamos resumir a história para você.

Em 2022 viralizou um post da Boca Rosa, onde ela compartilhou em seus stories uma imagem que mostrava o planejamento das suas postagens na rede social Instagram. Logo após a publicação, a internet replicou em massa a imagem, questionando se os conteúdos produzidos pela empresária seriam “genuínos” ou não.
Quer entender melhor o caso? Leia a matéria completa aqui.

Saiba equilibrar tudo! Planeje e mostre o seu dia a dia, se possível mostre o rosto nos stories. Isso conecta muito as pessoas. Uma pessoa conecta-se com outras pessoas!

Poderíamos trazer diversos outros casos aqui para você!

Lembre-se: Atualmente é pela internet que as pessoas têm o primeiro contato com você, com a sua clínica e conhecem os serviços que você oferece.

4- Seja encontrado no Google

Ser encontrado nos mecanismos de pesquisa do Google é algo possível e muito vantajoso para aumentar as chances de expandir a sua rede de clientes. A ferramenta Google Meu Negócio permite criar um perfil gratuito da sua clínica de estética para que as pessoas interessadas te encontrem na internet.

Neste perfil, você apresenta a sua clínica, localização, horários de atendimento, fotos e as pessoas podem fazer avaliações sobre o seu atendimento, estrutura e serviços.

A ferramenta permite que pessoas possam encontrar a sua clínica na busca do Google e no Maps e se tornem seus novos clientes. 

Dica valiosa: peça para que seus clientes avaliem sua clínica no google. Hoje em dia muitas pessoas levam em consideração esta avaliação.

5- Invista em um bom relacionamento com seus clientes 

Tanto pela internet, redes sociais ou presencialmente, invista em ter um bom relacionamento com o seu público. No instagram por exemplo, responda sempre os comentários, converse com as pessoas pelo direct e faça posts respondendo dúvidas. 

Presencialmente, investir na fidelização do cliente também é outro fator importante. Realizar promoções, descontos e campanhas para apresentar novos serviços garante inclusive o famoso marketing boca a boca, a indicação para outras pessoas que também irão desejar conhecer a sua clínica. 

Então, com todas essas dicas, comece logo a investir no marketing para a sua clínica e utilize os meios digitais para isso. Praticando essas 5 estratégias apresentadas no Blog Saudetec, as chances de acelerar o crescimento da sua clínica, atrair mais clientes e se tornar referência na cidade em que você atua são enormes.

O Blog Saudetec sempre traz informações sobre as principais tecnologias de resultados no mercado da estética. Continue sempre acompanhando nossos conteúdos e nos siga no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube para ficar por dentro de todas as novidades em tempo real!


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