Proporcionar aos clientes um ambiente seguro, com total higiene, além da qualidade dos procedimentos é também uma tarefa importante do profissional de estética, que muito além da beleza, promove saúde e bem-estar. 

Com certeza, você como profissional já conhece os protocolos de biossegurança na estética e sabe como garantir a segurança durante os procedimentos na sua clínica. Hoje, o Blog Saudetec vai falar sobre esse assunto muito importante, além de relembrar práticas essenciais, como o uso de EPIs, o correto descarte de resíduos e a esterilização de materiais e equipamentos usados na sua clínica.

Como já destacamos, cuidar da beleza é cuidar da saúde. Então acompanhe e saiba mais sobre o assunto. 

O que é biossegurança na estética? 

Biossegurança na estética é o devido cumprimento de normas e regulamentações específicas pelos órgãos responsáveis, no caso a ANVISA, para garantir um ambiente seguro e protegido para os clientes que passam por algum tipo de tratamento. O objetivo é diminuir a ocorrência de transmissão de doenças, infecções e complicações decorrentes dos procedimentos estéticos. 

É importante ressaltar que as medidas de biossegurança na estética avançada não são voltadas apenas para a higienização de equipamentos, elas englobam também a utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos, além do armazenamento, transporte e descarte dos resíduos gerados nos locais adequados.

A biossegurança em uma clínica de estética não é apenas um detalhe. Ela é algo imprescindível pois envolve diretamente a saúde, segurança e bem estar do profissional, dos clientes e de toda equipe envolvida na clínica. Ela se relaciona com a confiança que as pessoas depositam ao escolher um local que atue de acordo com a legislação vigente.  

São de responsabilidade da clínica de estética o correto uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos, além do armazenamento, transporte e descarte dos resíduos gerados.

Biossegurança, as normas e legislações vigentes

A Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012 dispõe sobre o exercício das atividades  do profissional esteticista, além de outras profissões como cabeleireiro e manicure. De acordo com o artigo 4º da Lei, é responsabilidade desses profissionais efetuar a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento a seus clientes.

Outras normas, também fontes de consulta, são as resoluções regulamentadas pela Anvisa: 

Resolução RDC – Nº 50 de 21/02/2002: aborda a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e o ambiente de atendimento por meio de regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais à saúde.

Resolução – RDC Nº 306, de  07/12/2004: esclarece sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, assim, garantindo a redução dos riscos de contaminação, transmissão de doenças e impactos prejudiciais ao meio ambiente.

Também como excelente fonte de consulta, um Manual sobre Biossegurança Aplicada em Procedimentos Estéticos também pode ser utilizado. Ele foi produzido com o objetivo de informar aos profissionais da estética sobre os requisitos gerais para a realização de atendimentos com segurança e prevenção de infecções. O manual foi desenvolvido pelas alunas do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Toledo Prudente.

Práticas de Biossegurança

Estar e trabalhar de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos é de extrema importância tanto para o profissional, quanto para a clínica em que ele atua. Uma série de procedimentos devem ser seguidos de forma regular e cuidadosamente. Veja abaixo 5 práticas de biossegurança para a sua clínica que são indispensáveis para garantir a segurança e bem-estar de todos.

1 Mantenha sempre a higiene, desinfecção e a esterilização dos objetos

A higiene é um dos aspectos mais importantes para uma clínica de estética. A desinfecção e esterilização de objetos, utensílios e equipamentos são práticas essenciais de biossegurança. A higienização deve ser realizada utilizando produtos específicos para isso. Somente produtos adequados têm o potencial de eliminar vírus e  bactérias do ambiente diminuindo assim o risco de infecções. 

2 Mantenha o correto descarte de resíduos

Algo imprescindível em uma clínica de estética é que os resíduos sejam adequadamente descartados. Lençol de TNT, toalhas de papel e luvas descartáveis devem ir para o lixo correto. 

Descartar os resíduos adequadamente é uma prática crucial para a biossegurança. As normas da RDC nº 306,  publicadas pela ANVISA, esclarecem sobre o correto descarte e sobre o uso adequado de recipientes. Muito além da saúde, faça com que a sua clínica também possa contribuir com o meio ambiente.

3 Faça uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) corretos e em todos os procedimentos necessários é algo também muito essencial, inclusive para a saúde e segurança do profissional de estética. 

Alguns EPIs fundamentais são:

  • Óculos de proteção: Protegem os olhos e evitam o contato com produtos químicos e agentes biológicos.
  • Jalecos: Protegem o corpo e as roupas contra respingos de substâncias e contaminação durante os procedimentos.
  • Luvas: Evitam a contaminação cruzada e protegem as mãos. 
  • Máscaras: Protegem contra gotículas e doenças infecciosas.
  • Toucas: Evitam a contaminação por fios de cabelo que possam cair durante os procedimentos.
  • Calçados fechados: Protegem os pés contra quedas de objetos cortantes. 

4 Utilize sempre materiais descartáveis

Algodão, papel lençol, máscaras faciais são itens sempre descartáveis. Jamais devem ser reutilizados. 

Também é importante que o profissional da estética mantenha sempre um estoque em sua clínica de todos esses materiais e providencie a reposição periodicamente. 

5 Tenha um ambiente e móveis adequados

Móveis novos, limpos e em bom estado de conservação demonstram muito mais que bom gosto, o cuidado, a limpeza e a higienização do ambiente. 

Procure também renovar armários, macas e equipamentos que não estão em bom estado de uso. O chão e demais áreas da clínica também devem ser limpos com frequência. 

Não se esqueça: O que o seu cliente vê e sente é a real imagem que ele terá da sua clínica. 

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