De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Devido a este fator, a procura por clínicas de estética é algo que cresce cada vez mais, trazendo também uma boa lucratividade para os profissionais que investem na área.

Aproveitando as oportunidades que este mercado oferece, algumas ações e investimentos são necessários para que o negócio obtenha sucesso, conquiste clientes e obtenha excelentes lucros. 

Preparamos para você 7 passos para ter uma clínica de estética lucrativa e de sucesso. Siga essas dicas e faça todo o investimento no seu espaço de beleza valer a pena.

1- Tenha um plano de negócios bem definido e estratégico

Um plano de negócios é um documento  que define as diretrizes da sua clínica de estética. Informações como quais serviços serão prestados, valores, investimento, análise do mercado, concorrência e um plano de marketing são informações que devem estar muito bem claras e estabelecidas. 

Ter, conhecer e seguir corretamente o seu plano de negócios já é o primeiro passo para que um empreendimento seja bem sucedido. 

2 – Tenha a documentação completa e em dia para a abertura e funcionamento da clínica

Os documentos para o funcionamento de uma clínica de estética estão relacionados à legislação sanitária. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão que define as regras e os padrões de funcionamento para os estabelecimentos que prestam serviços de beleza e estética. Possuir toda documentação necessária e seguir corretamente a legislação transmite segurança e confiabilidade para as pessoas que frequentam o seu estabelecimento. 

Os documentos referentes aos alvarás de autorização sanitária, localização funcionamento, o comprovante de recolhimentos dos resíduos perfurocortantes, os registros de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, de monitoramento da esterilização e o manual de boas práticas são algumas das documentações exigidas pela Anvisa.

3- Tenha conhecimento das Leis e decretos que regulamentam a área

Conhecer os decretos e leis que envolvem a área de estética também é primordial para o bom funcionamento do negócio e para que problemas sejam evitados. Listamos para você os principais regulamentos da área:

Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999. Cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão fiscalizador;

Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012, que dispõe sobre o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador. 

Decreto nº 8.077, de 14 de agosto de 2013, que regulamenta as condições para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário;

Outras informações também estão disponíveis no site www.anvisa.gov.br 

4- Planeje e tenha uma boa infraestrutura

Possuir um bom ambiente para receber seus clientes, com equipamentos novos e sofisticados é mais um diferencial no mercado. 

Tanto a fachada, quanto o interior da sua clínica são o seu verdadeiro cartão de visitas. Um ambiente limpo, com espaço adequado, climatizado e com equipamentos novos e em bom funcionamento são essenciais.  

Ofereça móveis, equipamentos e materiais descartáveis de alto padrão e qualidade para a sua clínica de estética.

Leia também: 3 dicas de como decorar a sua clínica de estética

5- Ofereça sempre um bom atendimento

Além de procedimentos que ofereçam bons resultados, as pessoas desejam ser bem atendidas quando procuram por uma clínica de estética. Procure sempre tratar seus clientes com educação, cortesia, respondendo às dúvidas e entregue muito mais que o prometido por meio do seu atendimento. Muito mais que atrair clientes, você também deve fidelizá-los. 

6- Procure sempre cursos de aperfeiçoamento

O mercado de estética sempre permanece em constantes mudanças e o profissional deve estar atualizado e conhecer sobre novos procedimentos e tratamentos. Participar de cursos de capacitação e aperfeiçoamento também deve ser uma rotina.

Esteja sempre pesquisando e fazendo networking! Estar perto de pessoas que estão sempre buscando conhecimento irá agregar muito para sua vida pessoal e profissional!

Todo mês a Saudetec possui um calendário de workshops sobre as principais novidades e equipamentos do mercado da estética. Confira aqui nosso calendário de workshops.

7- Faça uma boa divulgação dos seus serviços

As pessoas precisam saber que você pode resolver o problema delas. Faça uma ampla divulgação dos serviços que você presta. Atualmente as redes sociais como o instagram são ótimas ferramentas para isso. Utilize também as estratégias de marketing digital. 

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