Faltas e atrasos comprometem muito a agenda de qualquer profissional de estética. Muitas vezes é necessário fazer ajustes e reajustes para dar conta de atender todas as pessoas. 

Para não perder clientes, e consequentemente dinheiro, possuir uma agenda organizada, e até mesmo flexível, é extremamente essencial. 

Acompanhe a seguir algumas dicas para evitar faltas e atrasos dos clientes na sua clínica de estética. 

1- Envie lembretes de consulta

Com a correria do dia a dia, os clientes podem se esquecer de comparecer para realizar a primeira consulta ou as sessões de tratamento. 

Enviar um aviso com um ou dois dias de antecedência, é uma forma de lembrar quem agendou o procedimento a não confundir os dias e também os horários.

Hoje o WhatsApp ajuda muito a realizar este trabalho. Além de minimizar os atrasos, o profissional sabe quem não poderá comparecer, podendo realizar encaixes e preencher os horários vagos no dia.

2- Tenha um sistema de agendamento eficaz

Ficar anotando tudo em agenda ou papeis já é coisa do passado. Uma clínica inteligente e moderna utiliza bons sistemas de gestão para organizar por completo o atendimento. 

Alguns sistemas para clínicas oferecem inclusive sites e aplicativos para que o próprio cliente realize o agendamento. Isso facilita muito a vida do profissional. 

Caso ainda não tenha, implante na sua clínica um sistema de gestão completo que vai  facilitar muito o seu trabalho. 

Leia também: Como gerenciar uma clínica de estética em um só lugar

3- Tenha um planejamento para faltas de última hora

Prevenir imprevistos quando mesmo confirmando um cliente não comparece é essencial. Imprevistos acontecem, mas é possível prevenir algumas situações.

Nesse caso, é preciso ter um plano bem definido para lidar com isso. Implante regras e defina um período de tolerância para atrasos e avisos, reforce que os clientes cheguem na hora certa. 

Esclareça sempre aos seus clientes que o comparecimento no dia e horário agendados otimizam também o seu tempo e permitem uma maior agilidade no seu atendimento. 

Lembre-se: agilidade no atendimento permite com que você também tenha mais tempo para acompanhar o crescimento da sua clínica. 

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